Home Primeiros Socorros Hemorragias

Hemorragias

11
0
SHARE

Hemorragia é toda perda de sangue que o organismo possa sofrer, seja ela rápida (aguda) ou de forma lenta e gradativa (crônica). Nos acidentes, quando a perda sanguínea muito rápida pode ser fatal.

Uma perda de grande volume de sangue em pouco tempo irá provocar uma parada cardíaca, pois o coração não terá líquido suficiente dentro dos grandes vasos sanguíneos para bombear.

Hemorragias externas são fáceis de detectar, pois você visualiza a perda de sangue. Normalmente, ela é provocada por um corte, perfuração ou brigas entre cães.

Hemorragias superficiais atingem só a pele, Os pequenos vasos que irrigam a pele são rompidos e a perda de sangue é considerável, mas raramente fatal. Deve ser aplicado um pano limpo ou compressas de gaze sobre o corte e pressione por alguns minutos. Mantenha a pressão até o sangramento parar. O tempo para que isso ocorra é variável e está relacionado com a região do corte e a extensão da lesão. Orelhas e patas sangram bastante. O M.V relizará desinfecção e sutura do corte. Se isso não for possível imediatamente, após o sangramento diminuir, limpe o local com água oxigenada. Curativos com gaze e esparadrapo são difíceis de ser manter, pois o animal costuma retirá-los imediatamente.

Hemorragia interna é difícil de detectar, por não se poder visualizar a olho nu.

Após uma queda ou um acidente, o animal pode perder sangue por rompimento de um órgão ou um vaso interno. Caso o animal esteja com hemorragia interna, ele perderá temperatura rapidamente e suas mucosas (gengivas e conjuntivas) ficarão muito pálidas. O animal pode perder a consciência e entrar em choque. Esta hemorragia pode ser visualizada com auxílio de ultrassom.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here