Home Raças A - Z SALUKI (GALGO PERSA)

SALUKI (GALGO PERSA)

9
0
SHARE

Origem: Irã. O Saluki surgiu na região que abrange Irã, Iraque e Norte da Turquia, na península Arábica, e Egito e Norte da África há cerca de 2 mil anos. Estes cães viviam com os nômades beduínos que o consideravam uma dádiva de Alá para as crianças. Os Salukis faziam companhia a seus proprietários no interior das tendas. Todavia, as primeiras referências sobre a raça são muito antigas, tanto é que foram encontradas pinturas do Saluki nos templos assírios e nas tumbas dos faraós egípcios, onde também existiam exemplares mumificados.

Porte: Médio

Características: Também conhecido como Galgo Persa, o Saluki é um grande corredor, capaz de alcançar 80 km/h. Ainda hoje esse cão é usado na caça de gazelas, coelhos, raposas e algumas aves. Atualmente ele é conhecido pelo seu porte elegante, aristocrático, pelo profundo caráter e personalidade. Os Salukis são inteligentes, sensíveis e costumam entender suas ordens, razão pela qual é um bom cão de companhia. Não costuma ter odores, é asseado e quando adulto não costuma comer alimentos dados por estranhos, nem na presença de pessoas. Sua altura varia de 51 cm a 78 cm e o peso vai de 13 kg a 30 kg. Possui orelhas pendentes, recobertas com bastante pêlos sedosos. Sua pelagem é lisa, igualmente sedosa e pode ser encontrada nas cores branca, creme, dourada, fulva, vermelha, cinza-fogo, grisalho, bicolor, tricolor, chocolate e particolors (corpo creme, combinado com outras cores).
O Saluki é, muito provavelmente, o mais antigo cão de companhia da Terra. Figuras muito parecidas com ele foram encontradas em escavações arqueológicas do Império Sumério, que datam de 7.000 a. C.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here